terça-feira, 7 de junho de 2011

7º. Dia – Lembrando do cuidado e das promessas de Deus


"O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus
Filipenses 4.19

            Quando não temos o que queremos é fácil fazermos um drama ou acusar alguém. Sentimo-nos injustiçados! Quando pedimos algo a Deus e por algum motivo ele não nos dá, ficamos birrentos, questionamos as razões e esquecemos que Deus não tem filhos birrentos, mas obedientes. Deus é um Deus que cuida dos seus.

            A verdade é que Deus sabe o que nós precisamos. Ele conhece nossas necessidades muito antes de nós mesmos saber. Ele sabe o que precisamos muito antes de pedirmos, Deus jamais nos abandona ou nos esquece. Um pai pode até se esquecer do seu filho, mas Deus, sendo Deus, ele jamais se esquece.

            Nos salmos 23.1 a bíblia diz “O Senhor é o meu pastor e nada me faltará”. As vezes sentimos que falta algo na nossa vida: um amigo, o alimento, roupas novas ou algo assim, mas está escrito que “nada faltará”. Se ainda assim ficamos ansiosos por essas coisas, a palavra nos diz para orarmos, colocarmos diante de Deus essas ansiedades e preocupações, e a paz de Deus guardará nossos corações e mentes em Cristo (Fl 4.6-7)

            Quando vivemos a paz de Deus, não sentimos falta de nada por que confiamos que Deus agirá por nós e assim entendemos o que o Salmos 23 quer dizer.

            Aprendemos com a Palavra também que não devemos ficar ansiosos porque Deus cuida de cada detalhe da nossa vida. Deus não quer que a gente viva preocupado com o dia de amanhã porque preocupação faz mal pra gente. Quantas vezes pensamos no dia de amanha? “Porque amanhã tenho que pagar contas, trabalhar, arranjar um emprego, voltar ao hospital, conquistar uma pessoa”, etc. Sofremos por antecipação! Há milhares de anos Jesus já tinha falado:”não vos inquieteis com o dia de amanhã” e é por isso que temos que aprender a buscar em 1º lugar o reino de Deus e sua justiça, porque as outras coisas serão acrescentadas. 

            Não precisamos viver preocupados e muito menos trabalhar penosamente, viver com peso, porque Deus cuida da gente e aos seus amados ele dá enquanto dormem! (Sl 127.1).  Ele traz a benção até nós! Ele conhece nossa estrutura e sabe até onde podemos agüentar e que somos pó (Sl 103.14).

            Que nestes dias meditemos no cuidado de Deus para com a nossa vida. Que não nos esqueçamos que Ele é poderoso para fazer infinitamente mais além daquilo que pedimos ou pensamos. Vamos nos lembrar sempre das promessas que Ele deixou pra nós:

Bendito seja o Senhor, que de dia em dia nos carrega de benefícios; o Deus que é a nossa salvação.
Salmos 68.19

Porque o teu Criador é o teu marido; o Senhor dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; que é chamado o Deus de toda a terra.
Isaias 54.5

E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus.
Deuteronômio 28.2

Contudo o Senhor mandará a sua misericórdia de dia, e de noite a sua canção estará comigo, uma oração ao Deus da minha vida.
Salmos 42.8

O Senhor dará força ao seu povo; o Senhor abençoará o seu povo com paz.
Salmos 29.11

O Senhor está comigo; não temerei o que me pode fazer o homem.
Salmos 118.6

O Senhor é bom, ele serve de fortaleza no dia da angústia, e conhece os que confiam nele.
Naum 1.7

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Mt 11.28

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo.
Efésios 1.3

Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera.
Efésios 3.20


            A bíblia inteira é um tesouro de promessas. Totalmente carregada com palavras de poder para nos confrontar e confortar. Com tantas promessas assim, Deus deveria estar falando serio quando nos diz para não ficarmos ansiosos. Vamos confiar nele pois ele é o único e melhor caminho.


Para meditar: Mateus 6.25-34, 11.28-30 e Filipenses 4.6-7

Canção de oração:  Tua graça me basta - Rachel Novaes e Paulo Cesar Baruk

Curtiu o Blog? Registre aqui!