13º. Dia – Atmosfera da presença de Deus


“...e levantou ali um altar ao Senhor” - Genesis 13.18
Uma vida com Deus é uma vida de atmosfera de adoração. Por onde um servo de Deus passa, mudanças acontecem;  o medo vai embora, a tristeza salta de alegria e a vitória vem.
Quando pensei neste tema, eu lembro que estava dentro de um avião. Infelizmente Renato e eu estávamos  sentados separadamente, o que fez eu me sentir um pouco insegura. O avião estava prestes a levantar vôo e eu estava morrendo de medo: medo de o avião cair,  medo de um imprevisto, enfim, mesmo como serva de Deus senti medo naquele momento. Rapidamente peguei aminha bíblia e comecei a meditar na palavra de Deus. O medo deu lugar a presença de Deus que encheu meu coração, e feliz, segui voando pensando em Abraão.
A história de Abrãao nos ensina muito sobre a a presença de Deus. Numa época que a bíblia que temos hoje não existia, Deus falava com seu povo de várias formas, sonhos, face a a face, usando pessoas, etc. É interessante como  Deus continua o mesmo de geração em geração mas nem sempre agindo da mesma forma. Isso me faz pensar que se quisermos essa presença, precisamos nos habituar a a gerar uma atmosfera de adoração, de habitação do Deus vivo dentro da nossa casa. Essa atmosfera precisa ser gerada nos nossos relacionamentos e claro, nos nossos casamentos para que o Senhor nos conduza em tudo, em todas as dificuldades que possam vir.
A vida de Abraão e  seu sobrinho Ló é um exemplo do poder desta atmosfera gerada. Quando Ló e Abraão se separam, Ló foi habitar nas proximiddes de Sodoma e Gomorra, uma "Las Vegas" de hoje em dia,  a"cidade do pecado".  Assim como Abraão, Ló também era um homem que temia a Deus mas era alguém que não gerou a presença de Deus dentro da sua casa. Enquanto ele morava com sua familia perto dessa cidade, Deus avisou pra ele que aquela cidade seria destruida. Deus queria salvar toda sua familia mas,  aos poucos,  as coisas mundanas, as coisas normais daquela cidade, acabaram entrando dentro de sua casa. O que era errado passou a a ser normal. Suas duas filhas se deitaram com ele, o próprio pai, para não deixar sua descendência morrer. Com uma idéia assim, como isto poderia vir de Deus? Com certeza, Deus queria reconstruir essa descendência, mas não assim.
Abraão por sua vez, por todo o lugar que passava, ele levantava um altar para Deus. Abraão sempre criava um ambiente da presença de Deus. Falar com Deus era comum para Abraão e foi nesse ambiente que nasceu Isaque. Quando Deus pediu Isaque em sacrificio para Abraão, este disse para os seus servos que, tanto ele como seu filho, ofereceriam o sacrífio e adorariam. Feito isto, ambos retornariam. Abraão tinha fé em seu coração o sufiente para crer que Deus tinha o melhor para ele, mesmo que para isso, o sacrifício seria seu próprio filho. Mas ele sabia que tanto ele quanto o filho voltariam juntos para casa.
Ao chegarem no local,  Isaque foi  quem observou os itens do sacrifício. Ele lembrou o pai que havia o fogo, a lenha, mas ainda faltava o cordeiro. Isaque conhecia os itens do sacrifício então aquela situação para ele era normal. Ele sabia que o pai dele invocava o Deus vivo, ele sabia o que era cultuar a Deus. Deus espera do seu povo um comportamento como o de Abraão, de obediência e fé. Quando os filhos nascem dentro de um ambiente de atmosfera de Deus, eles observam seus pais. Eles observam que quando os pais buscam a Deus, Deus responde. Eles sabem que os pais tem aonde buscar socorro quando as dificuldades aparecem. Quando estes filhos se casam e passam por problemas, eles fazem como os pais, eles buscam a Deus. Muitos  relacionamentos, lares são desfeitos porque não existe uma atmosfera da presença de Deus.
Isaque foi gerado nesta atmosfera , por isto Deus proveu o cordeiro para o sacrifício e guiou Abraão conforme o plano de abençoar todas as familias da terra. Quando você se casar, siga o exemplo que Abraão deixou: gere dentro da sua casa uma atemosfera da presença de Deus.




Para meditar: Genesis 13-22
Canção de oração: His glory appears – Hillsong

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de oração – 7º dia – Mudando a sorte do Brasil!!!

O melhor de seus frutos

20º. Dia – Propósito e voto