Diário de Oracão 4º Dia - Deus é o dono da igreja


Vou seguir... os passos de Jesus
Vou levar... comigo a minha cruz
Se espinhos ferem os meus pés
Eu vou descansar nos braços de Jesus...

“Vós, pois, ó ovelhas minhas, ovelhas do meu pasto; homens sois; porém eu sou o vosso Deus, diz o Senhor Deus.”
Ezequiel 34:31
          Em toda bíblia vamos encontrar que a igreja é do Senhor. Ele é o Deus igreja e não pessoas e Deus não divide sua glória com ninguém. Temos um Deus “ciumento” que ama e aguarda com expectativa ao dia que vamos nos encontrar com ele no céu. 
          Muitas pessoas em posição de destaque tratam seus liderados como se eles fossem propriedades suas. Se tornam manipuladores. Acham que sao os donos da razão devido a posição em que estão e se sao questionados por algo, acham que o liderado é insubmisso, rebelde. Ainda bem que existem as exceções. 
          A geração de hoje é diferente da geração dos nossos pais. É uma geração mais bem informada e critica. Basta ver os movimentos, os protestos que fazem  que saem nos jornais. Antigamente a pessoas aceitavam mais passivamente o que líderes diziam. Questionar o líder, jamais.  A igreja evangélica no Brasil era vista como a organização de pessoas ignorantes, mas hoje há o desafio de ganhar a massa para Jesus em uma geração que vive o tempo todo informada. Ser cristão se tornou moda e não é sem razão que encontramos personagens evangélicos inclusive em novelas. Os jovens vivem conectados praticamente 24 horas e quando essa geração vai para a igreja, assiste as ministrações, quando essa pessoa indaga o porque disto ou daquilo, faz perguntas, são poucos os líderes que estão preparados para responde-las.
              Quando uma pessoa nesse perfil vai para a igreja e questiona e por alguma razão é mal vista, quando não há mais o que se dizer pra ela, na melhor das hipóteses, essa pessoa muda de igreja. Infelizmente, sua saída acaba ficando por mal vista e é taxada como crente de “galho em galho”. As vezes isto ocorre mesmo mas existe as exceções. Quando o líder age assim, fica um exemplo claro de coração ferido e/ou, despreparado. Muitos líderes não reconhecem mas aceitam melhor o fato de a pessoa se desviar do que ela ir para outra igreja. Isto é um absurdo, mas real. Eu pessoalmente conheço pessoas assim. Tem alguma dúvida? Um exemplo bobo. Observe quantas “curtidas” no facebook você deixou de dar (se você é líder) ou quantas você deixou de receber (se você é liderado). Não que as curtidas vão definir todas as pessoas mas no mínimo traz uma reflexão. Pense nos contatos telefônicos para sair ou simplesmente para visitar alguém ou ser visitado. Parece estranho, mas quando você muda de igreja, você descobre quem são mesmo seus amigos. Vai se surpreender. É uma realidade triste mas real. Cada um de nós se somos líderes, temos que exercer o maior exemplo que Jesus deixou: o amor. A bíblia diz que os cristãos, aqueles que dizem seguir a Cristo, seriam conhecidos pelo mundo por causa deste amor (João 13.35). Varias vezes a bíblia nos alerta em casos de sermos maus lideres e maus pastores e quando analisarmos a nós mesmos, que o nosso desafio seja buscar mais o temor ao Senhor que é o principio da sabedoria (Proverbios 1.7).
         Nem sempre a forma como vemos a nós mesmos é a forma como os outros nos enxergam Quer saber se você é um bom líder? Veja com a sua família. Não podemos cuidar da igreja do Senhor se não pudermos cuidar da nossa própria casa.
Pessoas são mais preciosas que os bens que Deus deixou que administrássemos. Se somos mordomos daquilo que o Senhor confiou, como bens, dinheiro, coisas tão corruptíveis que ainda assim precisamos ter zelo, quando mais cuidado temos que ter com as pessoas pelas quais Ele derramou o sangue dele. Foi por pessoas e não por coisas que Deus Pai, o Senhor da igreja, deu o que tinha de mais precioso: Jesus.


“Porém, vós sois geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, cujo propósito é proclamar as grandezas daquele que vos convocou das trevas para sua maravilhosa luz; vós sim, que antes, não ereis povo, mas agora sois povo de Deus...”
 I Pedro 2.9

Para meditar: Pedro 4.10-11 / Ezequiel 34 / Lucas 16 / Joao 10

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de oração – 7º dia – Mudando a sorte do Brasil!!!

O melhor de seus frutos

20º. Dia – Propósito e voto