Diário de Oracão 24º Dia - Crente Melindroso

Eu quero nascer do Teu Espírito
Eu quero matar a minha carne
Fazer Tua vontade, doce Espírito
Que a minha vida seja Tua vida,

Jesus..
¶ O irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade forte; e as contendas são como os ferrolhos de um palácio.

Provérbios 18:19


          Como é difícil lidar com pessoas que se ofendem facilmente! Se você já foi uma delas, ofendeu ou foi o ofendido, sabe do que estou falando.

      Podemos fazer de tudo, mas parece que reconquistá-las se torna uma barreira quase intrasponível.  Digo reconquistá-las porque reconquistar é mais difícil que conquistar. Reconquistar significa que vocês já se conhecem, há uma liberdade entre vocês onde cuja confiança se quebrou e as vezes, as coisas ou demorem ou nunca mais voltam a ser as mesmas. Mesmo que tenham se acertado ou havido o perdão.

         Quando nos sentimos ofendidos queremos distancia de quem nos ofendeu. Tem pessoas que lidam com isso de forma mais fácil e a ofensa dura só um tempo. Para outras, uma vida inteira. O coração endurece e queremos que o outro reconheça que errou. Todos nós em algum momento da vida, ainda mais cristã, já passamos por isso, afinal, pessoas são pessoas. Seja como for, só com a ajuda de Deus, aquele que conhece e sonda os corações, é que podemos lidar com este versículo:

" O irmão ofendido resiste mais que uma fortaleza; suas contendas são ferrolhos de um castelo"

Provérbios 18.19

          Este versículo é interessante. Além de ofendida a pessoa contende, é briguenta, implacável, difícil de lidar. Me lembrou o crente melindroso. O dicionário traz a seguinte definição pra ele:

          Melindroso: adj (melindre+oso) 1 Que tem melindre. 2 Escrupuloso. 3 Afetado, efeminado. 4 Isento de malícia; inocente. 5 Delicado, pouco vigoroso. 6 Mimoso. 7 Arriscado, difícil, perigoso.

          Uau. O melindroso é uma pessoa de extremos. Pode ser um inocente ou um perigoso. Já conheceu algum? Aquele que:

- Sente pena de si mesmo
- Não se aceita ou não é uma pessoa resolvida consigo mesma
- Se sente perseguido. Acha que todos estão contra ele, falando mal dele
- Espalha para os outros como ele  foi prejudicado. Semeia contendas
- Sempre é a vítima
- Não aceita estar errado
- Se chateia facilmente
- Se isola quando confrontado
- Tenta chamar atenção ou vive tentando provar ser alguém
- Tem vida amargurada
- Sempre depende dos outros para aprender sobre a palavra de Deus. Nunca busca sozinho. Não procura seu próprio crescimento


          Talvez você não só o conheça como é um crente assim. Deus não está aqui para te culpar e isto quer dizer que, Ele, o Criador, é poderoso para curar as feridas mais profundas que causam esses sentimentos em você. Não é pela nossa força, e sim na força do Senhor, mas cabe a nós deixar Deus entrar na nossa vida e agir. Essa decisã é nossa.

          Deus se importa com você e como Criador, Ele é melhor pessoa para lidar com sua crise. Independentemente do que houve, não vale a pena carregar dentro de si esses sentimentos negativos que como a medicina já comprovou, só fazem mal a você. 

           Você pode ter todos os títulos. Imagine como deve ter sido difícil conquistar cada um deles, eles podem ser sua "fortaleza". Pois bem, a pessoa ofendida é ainda mais difícil de se conquistar e a melhor forma de lidar com ela, é saber porque ela age como age. Mas ainda assim, melhor do que ter (bens e tudo o que você quiser) é ser. Mas ser o quê?:

"Melhor o longânimo do que o herói da guerra, e o que domina o seu espírito [que tem domínio próprio], do que o que toma uma cidade"
Provérbios 16.32 (grifo meu)

           A solução para todas as causas, seja de ofensor como ofendido podemos encontrar em Gálatas 5: 

" Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio"

          O crente melindroso vive pelas obras da carne e a palavra de Deus diz que quem vive por elas morrerá (Rm 8.13). O crente nascido do Espírito vive pelo fruto do Espírito e na vida dele não há espaço para brigas, contendas, ou qualquer coisa assim. O crente cheio do Espírito Santo tem domínio próprio, usa sua boca para edificar, resiste ao diabo e o diabo foge dele.

          É assim que deve ser.

Para meditar:  Provérbios 18.19 / Gálatas 5.16-25 / Romanos 8 / Hebreus 5.12

¶ O irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade forte; e as contendas são como os ferrolhos de um palácio.

Provérbios 18:19
¶ O irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade forte; e as contendas são como os ferrolhos de um palácio.

Provérbios 18:19
Prover
¶ O irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade forte; e as contendas são como os ferrolhos de um palácio.

Provérbios 18:19

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de oração – 7º dia – Mudando a sorte do Brasil!!!

O melhor de seus frutos

20º. Dia – Propósito e voto