A humildade antecede a honra


 Em vindo a soberba, sobrevem a desonra, mas com os humildes está a sabedoria
Provérbios 11.2

            Conheço muitas pessoas com sede de serem reconhecidas. Acho que até aí não tem problema. O problema começa quando elas acham que são melhores do que as outras, ou quando uma igreja compete com outra. Fazem programações mais legais do que outra para provar que são melhores, que elas são o máximo e que sem elas, o ministério na igreja ou o que quer que façam de suas vidas como pessoas, não seria tão bem feito se não fosse por elas.
            O problema não é a tarefa, mas a intenção do coração e isto me lembrou uma palavra: soberba.
            Você pode achar que eu estou exagerando. Eu também acharia até ver a definição no dicionário: pretensão de superioridade, orgulho e é por isto que existe o versículo em Tiago 4.6: “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”.
            Vamos nadar, nadar e morrer na praia porque Deus vai nos resistir se tivermos um coração soberbo.
            Acho importante alertar sobre a soberba se queremos ser honrados por Deus. Afinal, se sou soberbo, serei desonrado, porém se ando no temor do Senhor e sou humilde, é certo que a honra virá (Provérbios 15.33). Não tem como haver honra de Deus comum coração presunçoso que acha que pode fazer mais e melhor do que os outros.
            Como seres humanos evidentemente estamos sujeitos a cair, errar em qualquer tempo. Como viemos de uma raiz pecaminosa, como servos de Deus precisamos o tempo todo buscar a sabedoria do Senhor e o bom senso. A palavra de Deus nos diz que assim poderemos andar seguro e não tropeçaremos na nossa caminhada (Proverbios 3.21-23). Muita gente vive uma vida de tropeço porque não anda mais no temor e ainda querem ser honradas por Deus.
Antes da ruina, gaba-se o coração do homem, e diante da honra vai a humildade
Provérbios 18.12
            Não adianta ficar se gabando, a palavra de Deus diz que a ruina vai vir. É melhor andar pelo caminho da humildade para alcançar o favor do Senhor:
O galardão da humildade e o temor do Senhor são riquezas, honra e vida
Provérbios 22.4

Por mais que tentemos aparentar para os outros uma falsa humildade, mas com o coração cheio de orgulho desonrando as pessoas, humilhando-as porque não sabem o que você sabe, é melhor rever seus conceitos cristãos:
A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra
Provérbios 29.23
Não adianta aparentar humildade. Precisa viver, respirar, pensar, ser humilde.Se quisermos que Deus nos honre mas com soberba no coração, seremos vitimas do próprio veneno. Me faz lembrar de quando converso com algumas amigas e, em tom de descontração, falamos umas para as outras: “aceita que dói menos”. Vale com elas. Vale para a palavra de Deus pois é se humilhando debaixo da mão dele que ele nos exaltará.

Para meditar: Provérbios 11.2 / 15.33 /16.18 / 18.12 / 22.4 / 29.23 / Tiago 4.10

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de oração – 7º dia – Mudando a sorte do Brasil!!!

O melhor de seus frutos

20º. Dia – Propósito e voto