segunda-feira, 3 de agosto de 2009

John Walker (Parte I)



“Não podemos caminhar se ficarmos no passado”
John Walker



Na minha mesa eu tenho um pequeno livro com frases de grandes homens de Deus. Um visionário chamado John Walker foi o mentor dessa frase. Tão marcante quanto seu significado, olhar adiante sempre é um desafio quando observo como as coisas funcionam no seu plano natural e aparentemente lógico. Essa frase faz mais sentido ainda com outra, de Rick Warren: “O maior inimigo do nosso sucesso no futuro é o nosso sucesso no passado”.

O fato é que, existem pessoas que vivem do passado. Acreditam que, o que fizeram e as tornaram bem sucedidas, deve ser sempre lembrado e usado como uma espécie de “fórmula” para que este sucesso se prolongue. Os anos vão passando, as pessoas vão mudando, mas essas pessoas não se atentam a isso e vivem em seu mundo, como se fosse um mundo fechado, só delas.

Muitas vezes deixamos de crescer, de conhecer coisas novas por causa do nosso apego ao passado. Nos apegamos tanto ao que conseguimos “naquela época” (ou o que deu certo na vida de fulano), os amigos que nos marcaram, os lugares que conhecemos, que ficamos cegos. O contrário também é verdade. Há aqueles que ficam presos ao passado devido a um trauma sofrido que nem imaginam o que é um futuro. Não conseguem enxergar o futuro e muito menos, vislumbrar coisas maiores e melhores a que viveram. O passado se torna uma espécie de amigo. Quando nossa vida está “amarrada” com algo ou alguém, não caminhamos mais. Quando não liberamos o perdão a quem é devido, não caminhamos mais. Quando os sonhos parecem morrer, não vivemos mais.

O passado e o futuro me traz a memória a palavras de Deus: “O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor;” - Cl 1.13. Quando Deus nos tira das trevas para a luz, podemos ver o que há no fim do túnel e com certeza, não há razão de ficarmos presos ao passado. Deus quer que caminhemos sempre adiante, brilhando sempre na luz de Cristo.

Em Cristo
Jack

Curtiu o Blog? Registre aqui!