domingo, 1 de agosto de 2010

Espere, persevere e conquiste – Parte I

       
             Durante este mês de julho, após o Diário de Oração, recebi um convite muito especial para ministrar palavra do Senhor na maratona de jovens na minha igreja local. Honestamente, achei que o convite seria para outra Jaqueline (na minha igreja tem 3), mas felizmente não foi um engano. Percebi que estava conquistando algo que desejava muito tempo. Orei muito por esta oportunidade e o tempo de Deus pra mim chegou.

          Tão surpresa pelo convite foi a palavra que o Senhor começou a ministrar no meu coração: a vida de Calebe, a conquista da terra prometida e as lutas que enfrentou ao longo dos anos pra chegar lá. Me identifiquei com ele e mergulhei profundamente nessa história. Acabei entendo o porquê de tantos números no livro de Números para finalmente entender porque só Josué e Calebe alcançaram a promessa. Com certeza pra mim foram dias que nunca senti a palavra de Deus tão viva e real dentro de mim. Por isso, vou tentar compartilhar um pouco daquilo que o Senhor ministrou em mim, e o que eu pude ministrar na vida dos meus irmãos.

          Comecei a pensar em como nós queremos a benção, mas nem todos querem esperar por ela. Queremos a vitória mas não somos perseverantes. Queremos conquistar mas resistimos em ser moldados por Deus. Esperar requer paciência e muitos de nós, hoje em dia, não temos paciência para mais nada. Queremos tudo as pressas e para anteontem. Achamos que, esperar em Deus é tudo o que temos que fazer, mas, algumas lições precisamos aprender nessa fase complicada. Se quisermos conquistar algo na nossa vida, precisamos mergulhar na palavra de Deus e ver o que o Senhor nos ensina quando aprendemos a esperar nele.

           Esperar em Deus requer também uma palavrinha poderosa: fé. (Hb 11). Em outras palavras, fé saber que Deus já fez sem antes existir. No lugar secreto da espera trazemos a luz aquilo que ainda não existe (Rm 4.17-18). Esperar não é ficar parado olhando o tempo passar. É continuar vivendo cada dia, buscando estratégias de Deus para se alcançar um alvo, por exemplo, resolver áreas da sua vida. Está na expectativa por alguma coisa? Está com pressa de agir, de fazer algo que mude sua situação? Pense bem. “Peca aquele que se precipita” – Pv. Não se precipite. Se você precisa de uma resposta de Deus e viu que ainda Ele não deu direção, não falou, então espere Nele. Lança o teu cuidado sobre o SENHOR, e ele te susterá; não permitirá jamais que o justo seja abalado. Sl 55.22


Palavra do Senhor para meditação no livro de Josué, capítulo 14.6-15


Então os filhos de Judá chegaram a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, lhe disse: Tu sabes o que o SENHOR falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia por causa de mim e de ti.
Quarenta anos tinha eu, quando Moisés, servo do SENHOR, me enviou de Cades-Barnéia a espiar a terra; e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração;
Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu porém perseverei em seguir ao SENHOR meu Deus.
Então Moisés naquele dia jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua, e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseveraste em seguir ao SENHOR meu Deus.
E agora eis que o SENHOR me conservou em vida (Tu, SENHOR, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti. (Is. 26:3) como disse; quarenta e cinco anos são passados, desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e agora eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos;
E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar.
Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou aquele dia; pois naquele dia tu ouviste que estavam ali os anaquins, e grandes e fortes cidades. Porventura o SENHOR será comigo, para os expulsar, como o SENHOR disse.
E Josué o abençoou, e deu a Calebe, filho de Jefoné, a Hebrom em herança.
Portanto Hebrom ficou sendo herança de Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, até ao dia de hoje, porquanto perseverara em seguir ao SENHOR Deus de Israel.
E antes o nome de Hebrom era Quiriate-Arba, porque Arba foi o maior homem entre os anaquins. E a terra repousou da guerra (houve paz). - Josué 14.6-15 (grifos meus)

Continua....
Com amor Jack

Curtiu o Blog? Registre aqui!