De servo a governador


Graça e paz meus amigos e irmãos, bom dia boa tarde ou boa noite!
Quero compartilhar uma palavra que DEUS colocou no meu coração. Gostaria de meditar mais um pouco na vida de José.
José um sonhador, um servo, um líder, um rei. Vamos ver como DEUS levanta seus servos.
No capitulo 37 de Gênesis dos versículos de 1 a 11 vemos um José sonhador que DEUS coloca Seus sonhos no coração de José. Entretanto, sonho não é para ser contado e sim vivido.
José queria compartilhar a sua felicidade com sua família: seus irmãos e pai….mas ele não percebeu que seus irmãos ficaram com inveja dele (verso 11).
Toda atitude tem sua consequência , seja ela boa ou ruim.
No caso de José seus irmãos pensavam algo do tipo: “porque ele é o filho preferido do pai, porque DEUS fala com ele…”, isso provocou inveja no coração de seus irmãos.
Obs.: Cuidado quando DEUS falar algo com você e cuidado sobre com quem você vai falar (você pode acabar na prisão, assim como foi com José).  DEUS nos instrui a “guardar o coração” (Prov 4.23). Não saia contando tudo para todos! Deus  te ama ele e Ele quer usar você, então guarda no seu coração as palavra de DEUS como se fossem o maior tesouro da sua vida!.
Vamos para o versículos de 12 a 36
Continuando nossa história, aqui vemos consequencias do falar de José.
José foi e falou para seus irmãos os seus sonhos e por isso eles o invejaram. Isso provocou a ira de seus irmãos que conspiraram contra José.
Veja como é importante guardarmos nossos lábios! Se Deus falou Ele vai fazer, não se preocupe! Observe o verso 20: os irmãos de José começam a planejar o seu fim e pensam até mesmo matá-lo. Contudo, eles só o vendem e José é levado para casa de Potifar, chefe da guarda de Faraó (cap. 39).
Mas Deus tinha um plano para José cumprir e assim vemos no cap. 39 verso 2 que Deus era com José em tudo o que ele fazia. Sendo assim Deus prosperava a casa de Potifar por amor a José.
Mas sabe de uma coisa? Eu acredito que José pensou nos planos de Deus sendo compridos, tudo dando certo e as coisas fluindo! Que maravilha Glória a Deus.
Mas a palavra de DEUS diz assim:
Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor (Isaías 55:8).
E DEUS permite que uma mulher estrague (momentaneamente) a felicidade de José.
Nos versículos  de 7 a 20, a mulher de Potifar se interessa por José e quer seduzi-lo, mas José como um Homem de Deus, recusou. Lembra o que eu citei logo acima sobre toda atitude ter sua consequencia seja boa ou ruim? Foi isso o que aconteceu.  A mulher de Potifar, não satisfeita, mentiu para o seu marido dizendo que José queria se deitar com ela, e injustamente, ele foi jogado na prisão.
Talvez José achava que estava tudo certo e que Deus o tinha levantado como líder da casa de Potifar e era só isso. Mas Deus queria mais para ele!.
Certa fez ouvi um Pastor falar que o que você sonha para sua vida, Deus no mínimo sonha o dobro para você. É uma idéia bem inspiradora!
Deus queria que José voasse como águia, bem alto, mais alto do que ele imaginava, mas pra isso Deus tinha que pegar José, como se ele fosse um vaso de barro, quebrá-lo e  fazer dele um novo vaso, mais belo do que nunca. E para isso acontecer iria doer muito.
Se você quer um grande ministério se prepare para a dor. Haverá muitos “ais” no caminho.

Renato Sales

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de oração – 7º dia – Mudando a sorte do Brasil!!!

O melhor de seus frutos

20º. Dia – Propósito e voto