Resistindo ao dia mau

“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau, e havendo feito tudo, ficar firmes.”  (Efésios 6.13.)

          Ninguém está imune ao chamado dia mau. Ele pode chegar por meio de um diagnóstico médico, o qual apresenta uma enfermidade, da morte, do desemprego, da traição, da inveja... Enfim, esse dia fere a nossa alma. E neste exato momento pode ser que você esteja passando por ele, pois o Senhor já nos alertou em sua Palavra que os dias são maus.
          A Palavra nos ensina que podemos resistir a este dia, até mesmo porque o mundo jaz no maligno (1 Jo 5.19); tudo depende em quem estamos firmados. Se nos firmamos em coisas ou pessoas, provavelmente seremos destruídos quando este dia chegar. Se quisermos resistir, sobreviver a este dia, não há outro modo a não ser se revestir da armadura de Deus.
          Há muitos crentes que fracassam quando chega o dia mau por não estarem revestidos, cobertos da armadura de Deus. A Bíblia descreve esta armadura e suas armas, são elas: 

- Cingidos os lombos com a verdade: Seja verdadeiro. Por mais que doa ou seja difícil, não queira a mentira.
- Vestido com a couraça da justiça: Seja justo. Nosso senso de justiça não é o de Deus. Entretanto, quando estamos Nele, o próprio Deus nos dá discernimento e assim podemos agir de acordo com sua justiça.
- Pés calçados com a preparação do evangelho da paz: Seja um agente da paz. Gaste suas energias para pregar as boas novas, tenha uma boa palavra. Que seus pés e sua língua sejam instrumentos de benção e não de maldição. Paulo mesmo já dizia: “Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.” (Rm 10.15.)
- Escudo da fé para apagar todos os dardos inflamados do maligno: o escudo é carregado sempre do lado do coração. O coração precisa ser protegido, guardado com a fé para ele não ser contaminado com a incredulidade. As setas que o inimigo lança em todo o tempo são destruídas com a fé. Sem fé é impossível também agradar a Deus.
- Capacete da salvação: você precisa estar salvo em Jesus para resistir e vencer.
- Espada do Espírito: enquanto o escudo está do lado do coração, do lado esquerdo, do outro lado carregamos a espada mais poderosa da terra: a do Espírito Santo. “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” (Hb 4.12)

          Além disso, o Senhor nos ensina a orar em todo o tempo, pois nossa luta não é contra carne e o sangue, ou seja, contra as pessoas ao seu redor É uma guerra espiritual, contra principados e potestades, demônios enviados para nos destruir e se estivermos sem a armadura de Deus, principalmente no dia mau, se estivermos vulneráveis, a derrota será certa.
O dia mau chega, mas o dia de refrigério também vem. Quando você viver dias de “cinza”, sem alegria, lembre-se que a vitória também virá. Resista, não desista! Se firme no Senhor e vista a sua armadura, esteja pronto para vencer!

“Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento.” (Eclesiastes 12.1.)

“Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,
Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.
Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.
E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito.” (Efésios 5.15-18.)

Com amor
Jack

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de oração – 7º dia – Mudando a sorte do Brasil!!!

O melhor de seus frutos

20º. Dia – Propósito e voto