Quando tudo dá errado

     Todo mundo passa por isso: pelos dias, fases da vida em que tudo dá errado!

     Na melhor das hipóteses falamos "misericórdia". Na pior delas, até um palavrão pode sair!

     Um emprego que está sendo um fardo. Um relacionamento ruim. Tantas coisas que nos envolvemos e que vemos que estão sendo ruins pra gente e ainda falamos que é "culpa de Deus". "Ele não me ama". "Deus quer que eu sofra". Será mesmo?

     Vamos meditar por alguns instantes na Palavra que nos dá vida e direção. Se você está vivendo dias maus, observe algumas coisas, a primeira delas se você tem deixado de buscar ao Senhor em tudo o que você vai fazer. É por momentos assim que Deus colocou na sua Palavra, Provérbios 16. Esse texto para mim, se tivesse um título na minha bíblia, provavelmente se chamaria "Evitando dias ruins".

     É fato que dias ruins sempre surgem, e pessoalmente acredito que é porque temos que passar por eles. Todo mundo aprende e amadurece com eles e dias assim são inevitáveis. Jesus mesmo disse para termos bom ânimo num mundo cheio de aflições porque Ele venceu e Jesus só venceu porque Ele e Deus eram um, assim como nós devemos ser também.

     Por outro lado, situações ruins também ocorrem porque falta uma palavra na vida da gente chamada consagração.

"Consagra ao Senhor todas as tuas obras e os teus planos serão bem-sucedidos" Provérbios 16.3

     Se nossos planos dão errado, será que não faltou consagração?

     Consagração nada mais é que:  "dedicar ou dedicação exclusiva à Deus, de sua propriedade exclusiva, em tudo", ou seja, estou dando a Deus exclusividade dos planos que venho fazendo pra mim, e se estou conectada com Ele, e se alguns desses planos não forem de acordo com Sua vontade, ouvirei a Sua voz e seguirei na direção que Ele tem pra mim. É por isso que está escrito:

"O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor. Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o Senhor pesa o espírito" Provérbios 16.1-2

     É claro que podemos falhar. Nosso coração é enganoso, mas quando entramos em diálogo, comunhão com Deus, Ele dirigirá nossos passos e dessa forma, tudo correrá bem porque Deus não nos direcionará para algo que seja ruim pra nós.

     Nem sempre aquela promoção no trabalho, ou promoção para comprar um carro é a melhor saída. Nem sempre o que parece ser o mais barato ou o mais bonito vai ser o melhor pra gente.

     Provérbios 16 nos deixa grandes lições na hora de fazermos planos. Só neste texto, está escrito 3 vezes (versos 1, 9, 25) que nós fazemos planos, que nós traçamos nosso caminho mas...., sempre tem o "mas", para tomarmos cuidado e o melhor que podemos fazer é entregar tudo, consagrar tudo a Deus. Dele vem a última palavra e é Ele quem dará a resposta certa (verso 33).

Com amor
JS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de oração – 7º dia – Mudando a sorte do Brasil!!!

O melhor de seus frutos

20º. Dia – Propósito e voto